terça-feira, 19 de outubro de 2010

MANDALAS VIVAS

O termo "mandalas vivas" foi criado pra nomear o trabalho realizado a partir da disposição dos corpos dos alunos em círculos, criando desenhos próprios. Esses desenhos foram feitos e fotografados, mas não serão registrados aqui. O trabalho está disponível aos pais dos alunos na escola.
Aqui fica registrado o trabalho do 2° e 3° anos, onde com empenho das professoras, os  alunos conseguiram realizar uma coreografia  maravilhosa.
Para a apresentação, as professoras confeccionaram as máscaras e adereços. 
As mandalas vivas se movimentaram ao som da música de Raul Seixas: Tente outra vez.

































quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mandalas para colorir

Essas mandalas já foram coloridas em sala de aula e agora estão disponíveis aos alunos para imprimir e colorir em casa com sua família.


Mandalas

Iniciamos no início do mês de setembro, na escola, um trabalho com mandalas; após palestra com o Dr. Gustavo. Foram feitas pesquisas e leitura de diferentes materiais sobre o assunto.


Mandala  é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.
       A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer  "círculo mágico" , um círculo de energia.  A Mandala é constituída por desenhos  geométricos - basicamente  círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a  imagens simbólicas   formando um grande círculo contendo várias imagens significativas.
A Mandala   é  a expressão   visual do retorno à   Unidade pela  delimitação de  um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado". 


     A função da MANDALA pode ser direcionada   para o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual (Mandalas direcionadas ou específicas), prosperidade  pessoal,  para atrair relacionamentos harmoniosos (Mandala Pessoal), para  harmonização entre elementos  humanos como casais, sócios, pais e  filhos etc..  (Mandala do Relacionamento)   bem como  para obter  êxito  material, profissional e/ou empresarial   (Mandala da Prosperidade). 


Através de uma Mandala é possível despertar a  intuição e direcionar a energia mental para determinado objetivo harmonizando intuição, vontade e razão estabelecendo assim, um caminho que alcance um maior nível de consciência. A contemplação/meditação de determinada Mandala auxilia a desbloquear emoções e sentimentos a fim de elevar nosso estado interior ou mesmo ativar e canalizar determinados tipos de energias.

O uso terapêutico  das Mandalas está quase sempre relacionado ao desbloqueio e/ou ao  despertar de sentimentos e sensações que temos dificuldade  para lidar ou dificuldades para manifestar exteriormente. 



As cores na mandala

As cores nas mandalas têm uma função altamente estimulante e terapêutica:
-Vermelho: afasta a depressão, tira o desânimo e traz poder no plano material;
 
-Amarelo: cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
 
-Azul: traz paz, harmonia e serenidade;
 
-Laranja: cor da reconstrução, da correção e da melhora;
 
-Verde: melhora qualquer estado físico negativo e cura o corpo, da mesma maneira, cura a alma quando está abatida; e
 
-Lilás: evita que as energias indesejadas se instalem.