ATIVIDADES MATEMÁTICAS:
1. Pelézinho tinha 24 bolitas. Ganhou mais 12 bolitas na1ª partida, perdeu 8 na 2ª partida e ganhou 13 na 3ª.
No final deu 7 pro seu irmão. Com quantas ficou?
2. Quantas vezes você usa o algarismo 9 pra numerar as páginas de um livro de 99 páginas?
3. Números Vizinhos: somos números vizinhos: quando nos somam encontram um número a mais que duas dúzias. Quem somos?
4. Adivinhando números: Estou pensando em um númro. A metade dele é igual a uma dúzia e meia. Qual é esse número?
5. Juquinha no elevador: Tomei um elevador desci 5 andares, subi 6, desci 7 e cheguei no 2º andar. Em que andar eu estava?
6. Decifrando uma foto: Tirei uma foto de algumas crianças brincando com cachorros. Na foto há 7 cabeças e 22 pernas. Quantas crianças estão na foto?
7. A persistente lesma: A persistente lesma está no fundo de um poço de 6m de altura. Ela sobe dois metros por dia, pára um pouquinho e cai um metro. Quantos dias ela levará para chegar ao topo do poço?
8. Procurando idades: Dona Luiza tem 42 anos. A sua idade junto com as idades de seus dois filhos gêmeos é de 66 anos. Qual a idade de cada um dos seus filhos?
9. Animais na pista: pela estrada caminhavam 50 vacas leiteiras. A da frente olhou pra trás. Quantas vacas leiteiras ela contou?
RESPOSTAS:
1. 34 2. 20 3. 12 e 13 4. 36 5. 8º andar 6. 3 crianças e 4 cachorros 7. 5 dias
8. 12 anos 9. nenhuma, vaca não sabe contar
TRABALHO COM AS BARRINHAS DE CUISENAIRE
Histórico
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.
Só 23 anos depois da sua criação é que a sua criação se difundiu com enorme êxito, pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de ensinar matemática de uma forma lúdica.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares. É um material estruturado, composto de 241 barras coloridas que são prismas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes e proporcionais.
O professor belga, nascido em 1891, criou as chamadas "barrinhas Cuisenaire". Trata-se de um jogo de iniciação à matemática. A manipulação das barrinhas obriga cada criança a reconstruir a aritmética, conforme as suas possibilidades e diferenças em cada etapa de crescimento. Ela é levada a ver, fazer, calcular, comprovar e compreender, segundo uma progressão que vai dos sentidos à inteligência. Ao mesmo tempo, aprende a criar equivalências.