domingo, 7 de junho de 2015

Animais em Extinção




Você sabia que existem animais que estão praticamente desaparecendo do planeta? Isso é muito preocupante, pois qualquer espécie, animal ou vegetal, por mais simples que seja, tem muito valor para o meio ambiente e é insubstituível.                                                                                                                Você já reparou quantas notícias temos visto, sobre desmatamento das florestas e queimadas em diversos lugares? Pense em quantos animais morrem ou ficam “desabrigados” por causa do ser humano. A destruição de florestas, a poluição, a caça (para retirar a carne, gordura, peles, plumas, troféus e lembranças), a coleta de ovos (para venda) e o tráfico de animais (que são transportados em condições precárias, ficam doentes e chegam a morrer fora de seu ambiente natural) são alguns dos fatores que esta contribuindo para o desaparecimento de alguns animais.                                                                                                                     Calcula-se que desaparecem 100 espécies a cada dia.
O que está sendo feito...
No Brasil, o órgão responsável por cuidar do meio ambientel é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Este órgão fiscaliza tudo que é relativo ao meio ambiente. Está sempre em alerta para as questões do desmatamento, repressão ao tráfico de animais e procriação de espécies em cativeiro para diminuir o risco de extinção.
Você também pode ajudar...
Cada um de nós pode ajudar a combater a extinção de animais, mesmo estando longe deles. Uma forma é denunciar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente como desmatamento, queimadas, tráfico de animais etc. Com relação ao tráfico de animais, fica mais fácil de contribuir: Não compre nenhum tipo de artesanato que tenha alguma parte retirada de animais, como penas, couro etc; Não use roupas provenientes de pele de animais; Denuncie sempre que perceber ações de maus tratos e manutenção de animais em cativeiro.

Nenhum comentário: