A INVENÇÃO DA RODA
Um elemento
muito importante é a roda: ela proporcionou, a partir de sua
invenção, em 3000 a.C.,
na Mesopotâmia, uma revolução. Apesar muito pesada elas foram aplicadas em
carros puxados por animais de grande porte, domesticados pelo homem.
Na antiguidade,
foram construídas estradas, pavimentadas com pedras, para facilitar a passagem
dos veículos com rodas para diversos fins. Os primeiros povos a construir
estradas foram os egípcios
É possível que o
transporte terrestre pioneiro tenha sido o trenó, uma espécie de prancha
de madeira puxada por um animal doméstico, como cachorros ou mesmo por outras
pessoas. A domesticação de animais inovou com o surgimento de transporte de
tração animal: cavalos, burros, camelos e bois, por exemplo, passaram a ser
usados para facilitar a locomoção humana.
AS CARAVELAS
Ao longo dos
séculos, os povos foram encontrando meios que facilitassem a locomoção e a
navegação. Um dos meios de transporte mais usados é o marítimo,
principalmente pela sua capacidade de levar uma grande quantidade de carga
entre um porto e outro.
Desde o início da
história, o homem utilizou pequenas embarcações para se deslocar de um lugar
para o outro. A primeira forma que o homem primitivo encontrou para se
locomover dentro da água, a longas distâncias, foi usando troncos de madeira.
Logo, foi capaz de usá-los para construir jangadas e depois canoas e conforme
seu conhecimento ia se aprimorando, ele utilizou outros materiais como bambu e
junco, por exemplo.
O homem foi capaz
de conquistar o mundo depois que conseguiu dominar as águas do mar. As caravelas
portuguesas são exemplo disso: foi preciso muito conhecimento para construí-las
e sair pelo mar, desbravando-o. Isso permitiu a descoberta de um novo
continente.
A LOCOMOTIVA
Locomotiva
(1812)
Foi criada em 1812, a primeira locomotiva
a vapor pela empresa Middleton Railway. A partir dela, foi iniciada a
construção de rodovias e novas locomotivas pelo mundo. No século XIX, o trem
foi à sensação. Após muitas tentativas de diversos cientistas para criá-lo, o
inglês George Stephenson foi considerado o inventor do primeiro transporte
ferroviário da história.
Os primeiros trens
não eram muito velozes, viajavam a uma velocidade de aproximadamente 45Km/h, o
que tornava as viagens inseguras, por causa dos roubos aos vagões. Com o passar
do tempo, a maria-fumaça, como era conhecido o transporte ferroviário a vapor,
foi se modificando e no fim do século era o meio mais moderno usado para
transportar pessoas e mercadorias de forma eficiente no mundo todo.
O AVIÃO
A Invenção do Avião Santos Dumont x Irmãos Wright
No começo do século XX, houve uma corrida para tentar
inventar uma máquina mais pesada que o ar, que pudesse voar pelos céus. Nessa
época, o mundo já conhecia o balão, o dirigível e os planadores. Mas nenhum
desses era capaz de alçar voo e pousar de forma eficiente.
Em 1903, os irmãos Wright apresentaram o primeiro
avião nos Estados Unidos. O fato ocorreu no estado da Carolina do Norte e foi o
teste mais bem sucedido dos irmãos desde 1900. O avião projetado por eles
sofreu uma série de alterações para que esse primeiro voo pudesse dar certo.
Conseguiram, então, voar por 12 segundos a uma altura de 37 metros com ajuda de
uma catapulta. Houve três testemunhas do feito dos americanos, dois homens da
cidade e um garoto.
Três anos depois, em Paris, o brasileiro Alberto
Santos Dumont voou 60
metros a bordo de seu avião, o 14-Bis. O evento foi
devidamente registrado e testemunhado por dezenas de parisienses, que ficaram
entusiasmados com a apresentação da nova máquina em frente à torre Eiffel. Na
maior parte do mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo invento do
avião e não os americanos.
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