domingo, 18 de setembro de 2011

DIA DO GAÚCHO

  SIGNIFICADO DA SEMANA FARROUPILHA

SÍMBOLOS DO RS


A Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como idéia a separação do Rio Grande do Sul do Brasil. Ainda hoje, existe esta ideia da separação do nosso estado do Brasil.
O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre.

O Hino Rio-Grandense
O hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Maestro Joaquim José Mendanha. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida.

A bandeira do RS

A bandeira do Rio Grande do Sul tem sua origem nos desenhos de rebeldes durante a Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas até então. Sua autoria é controversa; alguns apontam Bernardo Pires, enquanto outros apontam José Mariano de Mattos. A bandeira foi oficializada como bandeira do estado em 5 de janeiro de 1966, já com o brasão de armas na parte central.

Significados das cores da bandeira

A versão mais aceita é de que o verde e o amarelo representam o Brasil e a faixa vermelha representa o sangue da Guerra dos Farrapos, a república e a liberdade. Portanto, está no meio do verde e do amarelo para demonstrar a separação do Rio Grande do resto do País na época da revolução. 

Liberdade, igualdade e humanidade

O Brasão do estado do Rio Grande do Sul possui uma elipse vertical em pano branco, onde está inserido o Brasão. Circundado por um lenço nas cores do Estado. Sob o brasão, Lê-se o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". No centro está um barrete, um símbolo republicano.
O Brasão rio-grandense é o mesmo da época dos farrapos com algumas pequenas modificações. Por isso possui a inscrição "República Rio-Grandense", junto com a data do início da Revolução Farroupilha, 20 de setembro de 1835, data comemorada no Estado.


O MATE - CHIMARRÃO
Segundo várias fontes históricas, inicialmente o mate era usado somente pelo feiticeiro ou pajé que recebia inspiração e proteção, atribuindo seu uso à Tupã (Deus do Trovão) que transmitia suas virtudes através dela. Para tomar mate, o guarani usava o porongo, fruto de uma planta rasteira. Esse porongo, depois de seco e cortado fornecia um recipiente, chamado em guarani caígua, isto é, caa (erva), i (água) e guá (recipiente). A água era servida através de um canudo de taquara chamado tacuápi: tacuá (cana oca), api (lisa ou alisada). Este canudo apresentava na base inferior um detalhado trançado de fibras, o bojo, impedindo que as partículas da folha (erva) fossem ingeridas; era o protótipo da bomba. A cambona ou chaleira era chamada itacuguá: i (água), tacu (quente) e guá (recipiente), recipiente para água quente, que era de cerâmica, onde colocavam água e esquentavam colocando pedrinhas retiradas do fogo. Alguns historiadores atribuem a torrefação da erva-mate (barbaquá), aos jesuítas. O mate logo passou dos índios para os conquistadores, e daí para os mestiços, crioulos, negros, açorianos e colônias de imigrantes, atravessando o tempo como algo valiosíssimo, conservando suas caracteríticas e confirmando a tradição popular até nossos dias. O mate também simbolizou, ao longo dos séculos, a hospitalidade do gaúcho, que é uma das marcas tradicionais do nosso povo.


Pássaro símbolo: Quero-quero
Pela Lei n 7.418, de 1º de dezembro de 1980, o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, como sua Ave-símbolo, o Quero-Quero, cujo nome científico é Venellus chilensis. Popularmente, também é conhecido como “térem-terém”, ou “téu-téu”. O quero-quero tem voz extremamente estridente. Adota, às vezes, a tática de pescar, semelhante a certas garças, espantando larvas de insetos e peixinhos ocultos na lama, mexendo rapidamente um pé. O casal defende rigorosamente seu território de criação, com vôos rasantes, atacando os intrusos. Possui um esporão pontudo, ósseo, no encontro da asa e que pode ser usado para a sua defesa. Vê-lo cruzando no céu ou ouvi-lo cantando ao longe é como receber boas-vindas por estar no RS. Chamado de “Sentinela dos Pampas”, está sempre em alerta, noite e dia, dando sinais a grande distância de quem se aproxima.


 



Flor símbolo: Brinco-de-princesa A indicação da Fuchsia regia como flor-símbolo, foi devido o seu aspecto de grande beleza, facilidade de cultivo e potencial paisagístico.










Animal Símbolo: Cavalo Crioulo
Rústico, resistente e versátil. O cavalo Crioulo reúne estas características tão cobiçadas pelos criadores depois de mais de 400 anos de seleção natural em pastagens escassas, temperaturas extremas, caminhos trágicos de feridas e sede.Inspira sentimentos traduzidos em canções, poesias, pinturas e esculturas. O símbolo do Rio Grande é sinônimo de companheirismo e devoção, alimentados por séculos de interdependência. Sempre fiel, foi o guerreiro dos índios, garantiu a sobrevivência, auxiliando na busca do alimento e servindo como arma tamanha força e valentia em guerras e batalhas travadas pela História. E foi esta coragem e habilidade que concretizou o sonho de liberdade, independência e mantém registrada a imagem do herói Sepé Tiaraju empunhando uma lança, montado em seu cavalo Crioulo. Hoje, mesmo com o avanço tecnológico, o cavalo ainda não pode ser substituído por máquinas nas lidas de campo. Talvez, porque no pensamento mais profundo, o homem não queira perder este, muitas vezes, membro da família, outras tantas, amigo - como se pode sintetizar esta relação de afeto entre o gaúcho e seu cavalo.



Dicionário gaúcho
Veja algumas palavras e seus significados presentes no dicionário gaúcho. Convide um colega e pesquisem outras palavras gaudérias.

Aporreado - Cavalo mal domado, indomável, que não se deixa amansar.
Arapuca - Armadilha para pegar passarinhos. Trapaça
Buenacho - Muito bom, excelente, bondoso, cavalheiro.
Chirú - Índio velho, indivíduo de raça cabocla.
Duro de Pelar - Difícil de fazer, trabalhoso.
Jabiraca - Mulher de temperamento inacessível, rezingueira e insuportável.
Légua - Medida itinerária equivalente a 3.000 braças ou 6.600 metros.
Queixo-Duro - Cavalo que não obedece facilmente a ação das rédeas.
Regalo - Presente, brinde.
Repontar - Tocar o gado por diante de um lugar para outro.
Surungo - Arrasta pé, baile de baixa classe, caroço.
Tapera - Casa de campo, rancho, qualquer habitação abandonada, quase sempre em ruínas, com algumas paredes de pé e algum arvoredo velho.
Taura - Valente, forte.
Unhar - Roubar, furtar, surrupiar, levar o que não lhe pertence.
Varar - Atravessar, cruzar.
Vivente - Pessoa, criatura, indivíduo.


Ser gaúcho é:
- saber que a nossa pátria é o Pampa e não a praia com coqueiros;
- saber que nossa característica é a bravura e não o jeitinho;
- saber que nosso valor é a lisura e não a malandragem;
- é ser simples de modos, mas reto de caráter;
- é ser franco e direto, nem que isso cause inimizades;
- é ser humilde em ambições, mas exagerado em ideais e paixões;
- é ser um respeitador fiel da hierarquia funcional e o primeiro a proclamar a igualdade;
- é um ser batalhador, que não desiste nunca;
- é ser um rebelde, que nunca aceita ser dominado;
- é ser um bravo, que não foge de uma luta por ser difícil.
- o gaúcho autêntico é um verdadeiro tradicionalista. Não porque aprende coisas no CTG, mas porque carrega em si esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles.


 Atividades:
 O que a Semana Farroupilha nos faz lembrar?
 Associe corretamente os limites do RS:
a) Norte             (  ) Uruguai
b) Sul                 (  ) Argentina
c) Leste              (  ) Oceano Atlântico
d) Oeste             (  ) Santa Catarina

 Complete:
a) O Hino Rio-Grandense foi escrito por___________________________________________ e a música de___________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________.
b) No centro da nossa bandeira tem o ______________________.
c) O lema do RS é:_____________________________________________________________________.
d) Inicio da Revolução Farroupilha:________________________________________________________
Tempo que durou:_______________________________.
Ano que terminou:_______________________________.

Gaúcho é...
(  ) quem usa bota, bombacha e espora.
(   ) quem nasce no Rio Grande do Sul, cultiva e respeita suas tradições.
(   ) quem anda à cavalo.

PARA COLORIR:







Um comentário:

gilvana disse...

foi muito legal a festinha do dia do gaucho